PUB.

Aberto concurso público para reabilitar estação centenária de Mirandela

A empreitada da centenária estação ferroviária de Mirandela foi a concurso com um investimento previsto de quase 2,2 milhões de euros para reabilitar o edifício votado ao abandono desde a desativação da linha do Tua.

A Câmara de Mirandela é a dona e a autora do anúncio publicado na sexta-feira, dia 10 de julho, em Diário da República com um prazo de 21 dias para a apresentação de propostas para a empreitada que deve estar concluída, depois de adjudicado, em 545 dias, ou seja cerca de um ano e meio.

A emblemática estação de comboio que deu nome à Alheira de Mirandela por serem dali despachadas as encomendas do enchido de Trás-os-Montes para o litoral, está abandonada há décadas e só em setembro de 2019 se alcançou o acordo que permite a reabilitação do edifício.

A Câmara de Mirandela e a empresa Infraestruturas de Portugal (IP) celebraram um contrato de comodato que garante o usufruto de edifícios e terrenos ao município por um período de 50 anos com o compromisso de realizar obra no prazo de 36 meses (três anos).

Desde a desativação da linha do Tua entre Bragança e Mirandela, no início da década de 1990, que todo o património ferroviário da cidade está abandonado enquanto ao lado foram construídas novas infraestruturas para o Metropolitano de Superfície, entretanto também desativado como toda a linha do Tua.

A ligação à linha do Douro perdeu-se definitivamente com a construção da barragem de Foz Tua, com a albufeira a submergir 17 quilómetros da ferrovia para dar lugar a barcos e a um comboio turístico em menos de 30 quilómetros de linha, que será reativada entre a Brunheda e Mirandela, no âmbito do esperado Plano de Mobilidade do Vale do Tua.

A futura viagem de comboio de turistas e população terminará na estação de Mirandela onde a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues, já anunciou que pretende instalar um posto de turismo com o arranjo da zona envolvente.

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.


PUB.