PUB.

Azibo foi o palco escolhido para o terceiro percurso intermunicipal do projeto “Trilhar Concelhos”

A Albufeira do Azibo acolheu no sábado, dia 17 de agosto, o terceiro percurso pedestre do projeto intermunicipal “Trilhar Concelhos”, promovido em conjunto pelos municípios de Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé. Com início à noite, junto à capela da aldeia de Santa Combinha, os participantes puderam percorrer a Pequena Rota Trilho Ricardo Magalhães, enquanto observavam as estrelas.

De salientar que este trilho está integrado na rede de 24 percursos de Pequena Rota homologados no concelho de Macedo de Cavaleiros e está classificado com um grau de dificuldade “Fácil”. Com uma extensão de 4,2 quilómetros e um desnível de 86 metros ao longo do percurso, este trilho segue em direção ao Miradouro de Santa Combinha, onde se inicia um percurso circular que acompanha a margem da Albufeira do Azibo e integra a “Estação de Biodiversidade de Santa Combinha”. Ao longo deste percurso foram identificadas 43 espécies de borboletas, sendo que existem dois locais privilegiados para a observação de aves, entre as quais, o pato-real, andorinhas, chapins, gaios, aves de rapina, entre outras. Esta Pequena Rota encontra-se, na sua totalidade, inserida na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo e no Sítio de Importância Comunitária de Morais (Rede Natura 2000), que se destaca por ser uma das maiores unidades contínuas de serpentinitos (rocha metamórfica) em Portugal, assim como por integrar o maior núcleo populacional do lobo-ibérico do país, o que lhe confere um elevado interesse geológico, botânico e faunístico.

De acordo com o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, esta é “uma forma diferente de percorrer a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, num percurso noturno de uma beleza extraordinária e fazendo um trilho que, simultaneamente, se constitui como uma homenagem a Ricardo Magalhães que, até há duas semanas, era vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e um dos grandes impulsionadores da rede de percursos pedestres em Portugal”.

Já o atual presidente do Município Alfandeguense sublinha o facto de que este “é um projeto pensado não só para os munícipes dos dois concelhos, mas também para todos os portugueses amantes do pedestrianismo”. Na opinião de Eduardo Tavares, “estas parcerias são muito importantes para os concelhos do Interior, para chamar visitantes de outras regiões que assim podem conhecer melhor o nosso território, sobretudo, quando temos paisagens deslumbrantes para dar a conhecer a quem nos visita”.

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.
The website encountered an unexpected error. Please try again later.