PUB.

Colóquio em Moncorvo debate diabetes no distrito de Bragança

O cineteatro de Torre de Moncorvo recebeu no sábado, dia 9, o I Colóquio da Diabetes. Um tema que este mês ganha especial importância, até porque hoje, 14 de novembro, assinala-se o Dia Mundial da Diabetes.

“A diabetes está associada a vários recursos humanos, sociais e económicos, por isso é decisivo o empenhamento de todos no desenvolvimento de parcerias, programas e atividades no combate a esta doença crónica que está em crescimento exponencial em todo o mundo. E com esta preocupação e com o desejo de contribuirmos para trabalhos desta problemática que aceitamos estar aqui a realizar o I Colóquio”, afirmou a presidente da Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança, a enfermeira Margarida Pires, em representação, também, da Federação Portuguesa das Associações de Diabetes.

No decorrer do primeiro painel, o médico da Unidade Local de Saúde do Nordeste, Raúl Sousa, abordou os números da diabetes em Bragança, adiantando que no distrito há mais de 14 mil diabéticos, sendo que, em Torre de Moncorvo, estão assinalados 854 casos, o que se traduz numa taxa de prevalência de 6 por cento em relação aos números do distrito.

monc

Já ao início da tarde, os alunos do 3ºA do Centro Escolar Visconde Vila Maior interpretaram “Diabetes Sem Problemas”.

A iniciativa terminou com um showcooking sobre “Dieta Mediterrânea: um Padrão que Promove Saúde”, que contou com a participação das nutricionistas da Associação dos Diabéticos do distrito da Guarda e do distrito de Bragança, Cátia Marques, que explicou que o objetivo desta iniciativa “é informar devidamente e desconstruir algumas ideias que ainda existem à volta da diabetes”, e Cláudia Pires, respetivamente.

O colóquio foi organizado pelas associações de Diabéticos do Distrito da Guarda e do Distrito de Bragança, em parceria com o Município de Torre de Moncorvo, tendo a vereadora da ação social da autarquia, Piedade Meneses, agradecido a união de sinergias para a realização deste colóquio na sessão de abertura, aproveitando, ainda, para dar as boas-vindas a todos os presentes.

mo

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.