PUB.

Concluídas as melhorias habitacionais à quinta casa só este ano em Bragança

Tendo como prioridade o “combate à pobreza e à exclusão social”, a União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo (UFSSMM), em parceria com o Município de Bragança, continua empenhada na sua senda de tentar providenciar as famílias com “mais e melhores condições de vida”.

Na perspetiva da União de Freguesias, qualquer agregado familiar deve ter “direito a uma habitação condigna, certamente com uma vida muito mais feliz”. Nesse sentido, a UFSSMM orgulha-se em divulgar que foram concluídas as melhorias necessárias a uma habitação situada na Rua Serpa Pinto.

As obras incluíram a substituição integral do telhado com a respetiva colocação das madeiras e da telha e a construção de uma casa de banho, para além de algumas alterações nas paredes interiores, sendo que esta é a segunda casa alvo de melhorias nessa rua, considerada uma das mais rústicas e tradicionais da cidade, de calçada estreita, que liga o Largo do Principal, onde se encontra o Monumento aos mortos da I Grande Guerra, à Cidadela e que foi apelidada com o nome de um administrador colonial e explorador da África Oriental portuguesa, Alexandre Alberto da Rocha de Serpa Pinto.

De sublinhar que, só em 2023, através da “União Solidária”, esta é já a quinta intervenção nesta área, estando outras melhorias, numa sexta habitação, em vias de ser concluídas, no Bairro Além do Rio, em plena zona histórica da cidade Capital de Distrito.

UF

Em articulação com o município, temos dotado várias famílias de uma habitação mais condigna, de forma a ficarem com o mínimo indispensável de conforto”, começa por afirmar o presidente da UFSSMM, para quem “as melhorias habitacionais oferecem benefícios imediatos para as famílias carenciadas, mas também têm um impacto positivo a longo prazo em diversas áreas, incluindo saúde, educação, economia e coesão social”.

Na opinião de Telmo Afonso, “investir nessas melhorias transforma vidas, mas também fortalece comunidades e sociedades como um todo em que ajuda a reduzir o estigma associado á pobreza, promovendo a integração na sociedade”, estando em causa, inclusive, a “saúde e segurança, qualidade de vida, educação, inclusão social, estabilidade familiar e promoção da dignidade” de qualquer elemento do agregado familiar que, num contexto de carência, (sobre)viva numa habitação sem o mínimo de conforto e condições de salubridade.

Qualquer família carenciada pode candidatar-se a esta ajuda nos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Bragança”, revela Telmo Afonso, salientando, no entanto, que “os pedidos só podem ser submetidos pelo proprietário da habitação” e que a decisão da melhoria/restauro irá depender, em última instância, da “análise dos rendimentos declarados” pela família em questão.

 

OBRAS NA SEGUNDA CASA MELHORADA NA RUA SERPA PINTO 

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.