PUB.

Cultura, identidade e património são mote para o Festival Literário de Bragança

Cultura, identidade e património dão o mote para a mais recente edição do Festival Literário de Bragança (FLB), que decorre entre os dias 22 e 25 de maio naquela cidade, anunciou hoje o município transmontano.

"O festival ajuda a promover o convívio intergeracional e a coesão territorial, já que o mesmo se vai deslocar este ano a várias aldeias do concelho de forma a promover o livro e leitura", disse o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias.

O FLB vai deslocar-se, também, aos estabelecimentos prisionais de Bragança e Izeda de forma a promover as escrita e a leitura junto dos reclusos.

Em simultâneo, ao longo dos quatro dias, o FLB tentará promover o contacto entre escritores e jovens, nas escolas do concelho.

Do lado da Academia de Letras de Trás-os-Montes, será apresentada uma coletânea de textos de vários autores trasmontanos intitulada "Rosto de Terra" e terá edição bilingue em português e mirandês.

"No livro estão incluídos 50 textos de autores trasmontanos contemplando vários géneros literários pretendendo homenagear rostos que identificam a terra transmontana na sua plenitude", vincou Carla Guerreiro, membro da Academia de Letras.

A autores como Maria João Fialho Gouveia, Tiago Salgueiro, Nuno Nepomuceno, João Morgado, Bruno Vieira Amaral, Ana Bárbara de Santo António, João Tordo, Mafalda Milhões e Luís Osório cabe a missão de junto do público escolar de apresentar os seus livros e motivá-los a ler e a escrever.

Ao longo do programa do FLB, o incentivo à leitura e à escrita é feito por escritores, ilustradores, artistas plásticos e jornalistas em momentos de apresentação, debate, teatro e música.

No FLB, a temática literária ligada ao centenário de Sophia de Mello Breyner Andersen marcará presença, através da escritora trasmontana Ana Bárbara de Santo António, que lançou dois livros infantis de homenagem a Sophia.

O FLB é da responsabilidade do município que conta com a colaboração Academia de Letras de Trás-os-Montes e com a participação da Editorial Novembro.

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.


PUB.