PUB.

Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes na região de Bragança

Um grupo de meia centena de jovens lusodescendentes e lusófonos visitou a região de Bragança entre os dias 9 e 14 de agosto, num encontro enquadrado nas comemorações oficiais do Dia Internacional da Juventude organizadas pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Já na sua quinta edição, o Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes quis reunir “portugueses de cá e de lá” que são animadores da juventude, numa iniciativa da associação CAP Magellan, fundada em Paris para o intercâmbio entre a França, Portugal e os países de língua portuguesa, em parceria com a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM).

Sob o lema “Better Together (melhor juntos)! Uma rede para a empregabilidade dos jovens na Europa”, o encontro visou, conforme divulgado pela própria CIM, “criar uma rede europeia de animadores de juventude lusodescendentes e lusófonos, pessoas que trabalhem com jovens e que estejam em contacto com pessoas ativas na política, associações e empresas originárias de vários países para comunicar e partilhar experiências pessoais, individuais e coletivas”.

O programa formativo decorreu na Pousada da Juventude de Bragança, entre sábado e quarta-feira, sendo que, ao longo dos dias, foi ministrada formação aos atores de juventude e jovens presentes, oriundos de vários países europeus e de distintas nacionalidades, em atividades como seminários, ações de formação e ateliers.

Além das sessões de trabalho, os jovens tiveram, ainda, a oportunidade de percorrer o território das Terras de Trás-os-Montes com um programa lúdico que teve início na sexta-feira, em Mirandela, e passou, nos dias seguintes, por Macedo de Cavaleiros, Vinhais, Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro.

 

luso

 

O grupo visitou, também, a cidade de Bragança, a 13 de agosto (foto principal). Além de uma receção nas instalações da Câmara Municipal de Bragança, com a presença do vice-presidente, Paulo Xavier, e do Vereador, Miguel Abrunhosa, os jovens puderam conhecer diversos espaços museológicos da Capital de Distrito, bem como desfrutar de uma visita guiada ao Castelo, onde, na altura, decorriam os preparativos para a Festa da História.

Seguiu-se uma viagem até Alfândega da Fé e Vila Flor, tendo os jovens ficado a conhecer os nove concelhos da Comunidade Intermunicipal.

De salientar que esta iniciativa é uma das ações resultantes de uma parceria estabelecida entre a CIM Terras de Trás-os-Montes e a CAP Magellan “com o intuito de dinamizar, valorizar e divulgar o território”. No âmbito desta colaboração, a Terras de Trás-os-Montes irá participar como região convidada na Noite de Gala programada para 12 de outubro na Câmara de Paris.

Está também prevista a participação da CIM nas comemorações do dia de S. Martinho na capital francesa com a realização de uma feira dedicada aos produtos locais das Terras de Trás-os-Montes com especial enfoque na castanha.

 

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.


PUB.