PUB.

GNR detém homem de 48 anos suspeito de incêndio florestal em Carrazeda de Ansiães

Na passada quarta-feira, dia 8 de maio, o Posto Territorial de Carrazeda de Ansiães deteve um homem suspeito de incêndio florestal, naquele concelho.

Esta detenção foi levada a cabo na sequência de uma denúncia por incêndio florestal na localidade de Carrazeda de Ansiães e quando os militares se deslocaram, de imediato, para o local, lograram identificar o alegado autor do incêndio, de 48 anos de idade.

No âmbito das diligências policiais, foi efetuada uma revista pessoal de segurança ao suspeito, tendo sido possível verificar que se encontrava na posse de um isqueiro, que havia sido utilizado para atear o fogo”, informa o Comando Territorial de Bragança, que assevera que a “proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades da GNR, sustentada numa atuação preventiva e num esforço de patrulhamento nas áreas florestais”.

O suspeito foi detido e presente, a 9 de maio, ao Tribunal Judicial de Vila Flor.

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente, mais conhecido pelas siglas SEPNA, garante ter “como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais”. Nesse sentido, recomenda a utilização da Linha SOS Ambiente e Território, através do número 808 200 520, que funciona, em permanência, quer para a denúncia de infrações, quer para o esclarecimento de quaisquer dúvidas.

A GNR aproveita, ainda, para reiterar que:

As queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal;

A realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural «muito elevado» ou «máximo», estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos;

Para evitar acidentes siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel.

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.