PUB.

Mirandela celebra o 25 de Abril e meio século de democracia desde a Revolução dos Cravos

De 23 a 26 de abril, o Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, o Centro Cultural de Mirandela, a EsACT-IPB, o Paços dos Távoras e a Avenida 25 de Abril serão alguns dos principais palcos que servirão para assinalar o quinquagésimo Aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974.

Com o intuito de celebrar 50 anos da democracia, o município mirandelense propõe um extenso programa comemorativo com cerimónias solenes, animação, cinema e tertúlias, entre outras propostas.

Descrito pela autarquia, presidida por Júlia Rodrigues, como “um dos maiores marcos na história do país”, a Cidade do Tua pretende fazer desta efeméride um evento a não esquecer. Assim, a par das habituais cerimónias solenes, as festividades terão como ponto alto, na noite de 24 de abril, o concerto da Banda 1º de Maio, que se fará acompanhar de músicos locais e cujos temas interpretados serão, segundo a organização, de índole interventiva.

Sobre o espetáculo, a autarquia faz questão de promover que, na compra de dois ingressos, oferecerá um terceiro, justificando esta oferta com o “espírito de partilha e de envolvimento comunitário destas celebrações”.

No dia “D” ou “L”, de Liberdade, isto é, a 25 de abril, terá lugar na avenida homónima a inauguração de um monumento, intitulado “À Memória de Abril de 1974”.

Já nas imediações da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, será colocada uma viatura blindada ligeira de transporte de tropas com tração 4x4, cedida, a Mirandela, pelo exército português. A VBTP Chaimite é, sobejamente, conhecida por terras Lusas, já que se trata do primeiro veículo blindado desenvolvido e fabricado em Portugal, tendo sido, posteriormente, dada a qualidade que lhe foi reconhecida, produzido em série e vendido a países da América do Sul, Ásia e Médio Oriente.

A celebração da efeméride reserva, ainda, um momento de literatura, história e conhecimento, assinalado através da apresentação do livro 50 anos do Poder Local em Mirandela: 1973-2022”, da autoria de Virgílio Tavares.

A programação completa e detalhada das comemorações do 25 de Abril poderá ser consultada em:

www.cm-mirandela.pt/p/50anos25abril

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.


PUB.