Pai Natal chega este domingo a Bragança carregado de “Sonhos” para mais uma “Terra Natal”

Vindo diretamente da Lapónia e depois de uma longa viagem, o Pai Natal chega este domingo à Praça Cavaleiro Ferreira, a partir das 16h30, para mais uma edição de “Bragança: Terra Natal e de Sonhos”.

Considerado o ponto mais alto da quadra natalícia nordestina, são muitos os atrativos que fazem com que, não só a comunidade brigantina anseie pelo início deste programa festivo como, também, milhares de outras pessoas, sobretudo, oriundas do país vizinho.

Considerado já uma referência por todos aqueles que o visitam, “Terra Natal e de Sonhos” é um evento com dezenas de atividades para todos os gostos e idades. No seu epicentro e tendo em vista a dinamização do centro histórico, a Praça Camões receberá, novamente, a pista de gelo coberta de 300 metros quadrados, que inclui uma “funtrack”, ou seja, um corredor de gelo à volta da pista central para os que desejem um pouco mais de adrenalina e velocidade.

Nesta sexta edição e ao contrário de anos anteriores, a autarquia não poderá ofertar as receitas provenientes das entradas na pista de gelo aos Bombeiros Voluntários de Bragança e de Izeda. “Neste momento, isso não é possível fruto do resultado de uma auditoria do Tribunal de Contas que indicou que esse não seria um procedimento correto e não poderia continuar”, conta o edil brigantino, Hernâni Dias, assumindo que, “sendo o município uma entidade respeitadora, tivemos de adotar aqui uma outra metodologia no sentido de não estarmos em incumprimento do ponto de vista legal”.

Para além da pista de gelo, uma das atrações mais requisitadas com milhares de utilizadores todos os anos, que põem à prova o seu equilíbrio e a sua perícia, o espaço envolvente conta com a Casa do Pai Natal, sempre especial, onde os mais novos poderão enviar cartas e pedir desejos ao velhinho barrigudo de barbas longas e brancas. O carrossel, o mini comboio e a mini roda são outras diversões que espalham magia, sorrisos e fantasia por entre meninas, meninos e suas famílias.

pista

Quem quiser fazer uma pausa e resguardar-se do frio, a Praça Camões conta, ainda, com as Tasquinhas de Natal, um espaço coberto e aquecido, onde todos se poderão deliciar com um saboroso chocolate quente e os típicos doces natalícios.

Exposições, oficinas de leitura criativa, workshops, animação permanente, peças de teatro, atividades lúdicas e concertos narrados são outras das atividades que acontecem para além do centro histórico, um pouco por toda a cidade.

Esta é uma iniciativa ansiada por muita gente, desde os mais pequenos aos mais graúdos, também pela parte comercial, este ano, por exemplo, nas montras de Natal já temos 120 inscritos, enquanto o ano passado só tivemos 100, o que significa que há cada vez mais pessoas a aderirem a esta iniciativa e isso mostra que, de facto, as pessoas se reveem no evento e querem dar, também, o seu contributo para que ele possa crescer de forma sustentada e que cada ano consigamos trazer cada vez mais gente”, referiu o presidente da câmara municipal, Hernâni Dias, aquando da apresentação à Comunicação Social da iniciativa “Bragança: Terra Natal e de Sonhos”.

De salientar, para os amantes do desporto, apesar do rigor do inverno transmontano, o “Natal a Pedalar Solidário”. Trata-se de um passeio de bicicleta de 7 quilómetros com oferta de uma luz led para bicicleta, em troca de roupa ou brinquedos para doar às crianças da Obra Kolping. Já o 3º Trail Urbano Noturno Solidário, cujo montante angariado reverterá a favor do Agrupamento XVIII de Escuteiros, comporta duas vertentes, uma prova não competitiva de 10 quilómetros e uma caminhada com metade da distância da primeira.

Para os locais e visitantes, importa mencionar que o estacionamento nos Parques de Estacionamento Subterrâneo da Praça Camões e da Avenida Sá Carneiro será gratuito para todos durante as duas primeiras horas.

t

 

GALERIA FOTOGRÁFICA: BMF

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.