PUB.

VMER de Bragança há 18 anos a salvar vidas por terras transmontanas

Inaugurada a 11 de março de 2006, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Bragança atingiu a maioridade por terras transmontanas, já que completou, na passada segunda-feira, 18 anos ao serviço da população do distrito.

Ao assegurar socorro nos 12 concelhos do distrito, ao estar disponível 24 horas por dia, sete dias da semana, 365 dias por ano e ao atingir uma taxa de operacionalidade muito próxima dos 100 por cento, este é um meio de emergência médica pré-hospitalar considerado vital pela sociedade em geral.

Só em 2023, após ser ativada na sequência dos pedidos de socorro efetuados através do número de emergência 112, a VMER de Bragança foi chamada a intervir em 726 situações que, pela sua gravidade e complexidade, exigiram a pronta intervenção de uma equipa diferenciada com formação e treino em Suporte Avançado de Vida e abordagem ao doente crítico.

A grande maioria dos casos tratados pela VMER são situações de doença súbita grave como, por exemplo, alteração do estado de consciência, insuficiência cardiorrespiratória, enfarte do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais e paragem cardiorrespiratória, bem como acidentes de viação e de trabalho.

Sobre a equipa, contam-se 25 médicos e 23 enfermeiros, sob coordenação médica de Rui Terras e coordenação de enfermagem de Norberto Silva.

Já sobre a equipa que calcorreia as ruas, após conduzir pelas aldeias, vilas e cidades transmontanas, essa é bem mais pequena, constituída, apenas, por um médico e um enfermeiro, dispondo de conhecimento científico e equipamento técnico que permite dar resposta imediata em situações do foro médico e/ou traumatológico.

De sublinhar que esta intervenção pré-hospitalar a cargo da VMER tem como premissa a estabilização de vítimas, seja em idade adulta ou pediátrica, bem como o acompanhamento médico do paciente durante o transporte para a mais próxima e adequada Unidade Hospitalar.

Num distrito reconhecido pela sua vasta área geográfica com estradas de montanha e condições atmosféricas frequentemente hostis, este meio de emergência médica assume uma notável importância pela exigência imprimida nas suas missões de socorro.

Nesse sentido, é de extrema relevância a articulação entre a VMER de Bragança e os restantes meios de emergência pré-hospitalar do Instituto Nacional de Emergência Médica instalados no distrito, nomeadamente, o helicóptero de Macedo de Cavaleiros e as Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), no sentido de dar a resposta adequada às necessidades mais prementes dos doentes.

Para terminar, resta dizer que a VMER de Bragança, que está integrada no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Hospitalar de Bragança e respetivo Departamento de Urgência, Emergência e Cuidados Intensivos da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, conta com novas instalações, junto à entrada principal, o que lhe permite “acesso direto e privilegiado à via pública com impacto ao nível da prontidão no socorro, e que contribuem, igualmente, para um maior conforto da equipa”, salienta fonte do ULS do Nordeste, que reitera o contributo da VMER “no reforço da segurança e qualidade dos cuidados de saúde diferenciados em ambiente pré-hospitalar disponibilizados, numa ótica de proximidade, à população do distrito de Bragança”.

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.