PUB.

Campeonato de Trial Urbano incendeia Bragança com quase dez mil pessoas ao rubro na etapa de estreia

Foram quase dez mil as pessoas que puderam vivenciar as intensas emoções de uma competição que deixou muitos na Capital de Distrito bem perto de um ataque cardíaco, assim foram os níveis de adrenalina atingidos.

Integrada no calendário da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), a primeira edição do Campeonato de Portugal de Trial Urbano 4x4 teve em Bragança a sua estreia absoluta.

Durante dois dias, a 30 de abril e 1 de maio, nove equipas lutaram por um lugar cimeiro nas três categorias em competição: Super Proto, Promoção e Fun.   

Organizado pela Associação TT Sem Limites que, de resto, já habituou a comunidade brigantina a provas ao mais alto nível, sendo que esta última não foi exceção, a Kapital do NordestE (KNE) entrevistou o seu presidente e grande responsável, não só pela realização desta última prova como, também, pela etapa do Campeonato de Portugal de Trial 4x4 que há já vários anos acontece em Bragança e que este ano decorrerá a 6 e 7 de agosto.

Nunca pensámos que viesse tanta gente, não esperava e estou muito agradecido”, começa por confidenciar um emocionado Flávio Gomes, visivelmente cansado, dado o trabalho, esforço e dedicação que ele e a sua equipa tiveram de dedicar à organização do evento para que o mesmo pudesse ser classificado como muitos disseram “um sucesso”.

Realizámos um sonho e a nossa cidade precisa desta animação”, confessa, orgulhoso por ter recebido como o próprio disse a “prova inaugural do Campeonato Nacional e foi aqui em Bragança”. “Só tenho de agradecer aos meus amigos que acreditaram nisto e fico sem palavras ao ver o que aqui alcançámos”, testemunha o presidente da associação, revelando que teve de fechar a oficina da qual é proprietário durante a semana que antecedeu a competição para ter tudo pronto a tempo e horas.

A nível logístico, segundo o entrevistado, estiveram envolvidos cerca de 30 pessoas, entre o staff da associação e “de uns amigos” que responderam afirmativamente ao seu “convite” para virem dar "uma mãozinha".

Quanto ao número de participantes, Flávio Gomes considera que “foram poucos”, mas compreende que assim seja, não só pelas dificuldades económicas decorrentes da pandemia como, também, pelo facto de ter havido várias provas que antecederam a de Bragança e, por último, mas não menos importante, por este ser “um campeonato novo”. Contudo, o piloto que conquistou o primeiro lugar da categoria Super Proto acredita que, num futuro bem próximo, a afluência a este campeonato será muito maior. 

Já a pensar no mês de agosto, o piloto que faz dupla com Cristiano Fernandes só pede os 40 carros que, habitualmente, costumam marcar presença na prova brigantina.

TT

Campeonato de Portugal de Trial Urbano 4x4  é organizado pelo Clube Off Road Experience (CORE) e é certificada pela FPAK

 

A KNE teve, ainda, a oportunidade de entrevistar o presidente da Câmara Municipal de Bragança que destaca o facto do público da cidade “já nos ter habituado a grandes enchentes” quando se trata de provas desta natureza. “Sendo este o primeiro trial urbano aqui no nosso território, é importante notar que as pessoas aderiram em grande quantidade, isso significa que há uma grande propensão da nossa comunidade para este tipo de desporto”, sustenta Hernâni Dias, momentos antes da entrega dos prémios, mostrando não estar surpreendido com tamanha moldura humana, mas antes “satisfeito” por constatar “esta aceitação por parte do público e que as pessoas tenham manifestado essa aceitação através da sua presença” num local que descreve como “ideal” para a realização deste tipo de eventos.  

Este resultado só nos deixa motivados para durante os próximos anos continuarmos a apostar neste tipo de iniciativas”, assegura o autarca da Capital de Distrito, aproveitando o momento para deixar uma “nota agradecimento e reconhecimento àqueles que tornaram este evento possível, desde logo a Associação TT Sem Limites, o próprio promotor do evento e todas as forças vivas da cidade de Bragança que se associaram para contribuir para o sucesso da primeira etapa do Campeonato de Portugal de Trial Urbano”.

Uma cidade ao rubro, cuja comunidade decidiu marcar presença massiva ao redor do Estádio do Grupo Desportivo de Bragança, mostrando, assim, todo o seu apoio à Associação TT Sem Limites, encabeçada por Flávio Gomes aka Touças que tem deixado na terra sangue, suor e lágrimas para que a sua cidade seja, cada vez mais, reconhecida a nível nacional e além-fronteiras como uma das mais relevantes em Portugal, no que ao 4x4 diz respeito.

Após ter sido apresentado e adiado, em 2019, devido à Covid-19, a primeira de seis etapas do Campeonato de Trial Urbano arrancou (e que arranque!), finalmente, em Bragança, seguindo-se Tabuaço, Oliveira de Azeméis, Torres Vedras, Amares e Gondomar no calendário da competição.

4x4

CLASSIFICAÇÃO FINAL OFICIAL

CATEGORIA: SUPER PROTO

  1.  273  Flávio Gomes & Cristiano Fernandes
  2.  23    Carlos Gomes & Rafael Gomes

 

CATEGORIA: PROMOÇÃO

  1. 6     Filipe Ribeiro & Alexandre Santos
  2. 10   Francisco Tiago & Paulo Cameirão
  3. 84   Paulo Cameirão & Joy Teixeira
  4. 15   Rui Carvalho & Tiago Turiel

 

CATEGORIA: FUN

  1. 77   Celso Ferreira & Henrique Padrão
  2. 93   Daniel Freitas & António Leal
  3. 33   Cristiano Fernandes & Flávio Gomes

 

Calendário do Campeonato de Portugal de Trial Urbano 4x4

Tabuaço - 4 e 5 de Junho

Oliveira de Azeméis - 2 e 3 de Julho

Torres Vedras - 17 e 18 de Setembro

Amares - 22 e 23 de Outubro

Gondomar - 5 e 6 de Novembro

 

GALERIA FOTOGRÁFICA EM:

https://www.kapitaldonordeste.pt/#lg=1&slide=0

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.


PUB.